quinta-feira, 13 de junho de 2013

Feira do Livro Lisboa 2013

Olá pessoal,
Então como vão as leituras do pós Saga das Pedras Mágicas?
As minhas estagnaram por aí... Ainda estou a "ressacar" o final da Saga.
Quando os livros são bons, é assim! =)

Mas indo ao que interessa:
Nós estivemos lá mais uma vez, em peso reunidas com a Sandra na famosa Feira do Livro no Parque Eduardo VII e como não podia deixar de ser, divertimo-nos imenso! 
Falar com a autora desta história maravilhosa é sempre uma experiência muito agradável aos ouvidos e para nossa irrequieta e endiabrada curiosidade, de saber mais e mais... 
A conversa ter-se-ia prolongado por horas a fio se o tempo estivesse do nosso lado, mas não éramos as únicas a almejar a sua atenção! Como sempre, as bancas da Editorial Presença encheram-se de gente e logo que chegaram as 18.30h já estava uma fila bem generosa de ávidos leitores ansiosos por respostas!



Agora o que todos querem saber, RESPOSTAS/CURIOSIDADES:
Como puderam reparar, nada foi deixado ao acaso e nada ficou por responder face ao 7º livro: "O Filho do Dragão". Personagens que tinham momentaneamente desaparecido, voltaram a reaparecer neste último capítulo da história. Umas com um final mais feliz do que outras é certo!
  • Uma das coisas que a autora pareceu estar sequiosa de saber a nossa opinião e reação, foi acerca do que nós achámos das cenas um tanto "eróticas" entre a Oriana e o Lysander na parte do prólogo que advém ao massacre da Casa Grande e também acerca da cena entre o trio: Sigarr, Narkissus e Gaya. 
A Sandra já nos habituou quase desde o início, principalmente desde o "Guerreiro-Lobo", às suas maravilhosas descrições que nos põem os cabelos em pé e nos deixam a corar o resto do dia! Mas temos de confessar, que neste livro final, ela ousou e bem! =)
Desde essa cena, ao momento entre o trio: Narkissus/Sigarr/Gaya, à primeira vez da Kelda e do Lysander, entre outros momentos, mesmo na brutalidade e perversidade do Halvard, as descrições estão soberbas! 
E o que acharam vocês?
Pela primeira vez temos o vislumbre da faceta do verdadeiro Sigarr, que gosta de desfrutar dos prazeres da vida. A partilha de carícias entre este e os Feiticeiros, o fumar das ervas, os licores e guloseimas que este oferecia a Kelda., bem como todos os apetrechos dignos de um lorde que tanto o caracterizam e preenchem o seu quarto no Palácio Dourado. Tudo nele é simplesmente inebriante! 

Bem, mas voltando à Feira...
É caso para dizer que se algumas perguntas ainda pairam no "ar"...
Não é por acaso! Acreditem. =)

Depois de 8 livros de puro deleite, esta aventura chega ao fim, mas ainda com algumas "pontas soltas".
Vejamos...
  • O Povo da Água - O Tritão Nereus volta finalmente para concluir o destino do seu povo, matando a rainha tirana, Luthia. Mas a dúvida presiste... A Luthia chegou a matar o irmão de Nereus, o Okeanos, o único macho fértil da sua espécie??? E Nereus, depois de matar a Luthia, tomou o trono do seu povo? No fim, o Povo da Água ajudou os drakkars a chegar à Ilha dos Penhascos durante a épica batalha final entre o Exército dos Povos Aliados e o Exército do Dragão. Mas muito ficou por responder... Terá a Sandra algo em mente? Voltará ela a pegar neste Povo da Água, se decidir continuar a desvendar mais sobre este mundo da Saga das Pedras Mágicas? Ela não nos disse... Mas disse-nos que está nas sua "lista de ideias" voltar a pegar na Saga, mais tarde. Que BOM! 
  • A misteriosa "Fera" da Montanha Sagrada, finalmente foi desmistificada! A fera que no fim devolve a vida à nossa guerreira-feiticeira, Kelda, nasceu no mesmo preciso momento que ela! Lembram-se do final dos Três Reinos? A progenitora desta fera já se tinha mostrado à Edwina, em tempos. =)
A Fera (que a Sandra afirmou ter imaginado como uma espécie de lince das neves *.*) é o Espírito Guardião da Montanha Sagrada, que afasta os maus espíritos e as Almas Atormentadas (em forma de Lobos) que sofreram uma morte violenta ou injustiçada e que clamam pela devida resolução (vingança), não se conformando com a sua morte e aproveitando a pureza da aura da montanha para permanecerem entre os vivos.
Lembram-se do marido da Ingrior, o Trygve? O espírito dele pediu auxílio à Catelyn para esta vingar a sua morte e ele poder finalmente descansar em paz no mundo dos mortos.
  • Quanto a personagens como o Sigarr, a Evalyn ou quanto à identidade da mulher do Príncipe Ulfvaldr do Povo Viquingue, que ao que parece é uma "cunhada" da Evalyn, o que nos fez supor que ela pode estar casada com alguém... Mas quem?! A Sandra, quanto a isso, apenas fez um trejeito e riu-se... Fez o mesmo quando lhe perguntámos pelo Steinarr, na Feira do Livro do ano passado, por isso nós ficámos com a certeza que ela está definitivamente a planear alguma coisa com a Evalyn. Talvez contar-nos as suas aventuras, enquanto a narração da Saga decorria... Quem sabe?
Afinal quem não tem curiosidade para saber o que a irmã do Thorson andou a fazer durante este tempo todo?? Nós temos e muita!
  • Agora o SIGARR! A Sandra já mais que uma vez nos disse que nutre um carinho especial por este personagem, que foi o único personagem que sobreviveu do início ao fim da história, em carne e osso, claro! Ficámos com a certeza que ela pretende pegar nele mais tarde... Uma continuação após Saga das Pedras Mágicas? Talvez na companhia dos Feiticeiros: Narkissus e Gaya, ficámos curiosas... Sobre isso nada sabemos, mas por certo que o Sigarr ainda nos vai voltar a dar a volta à cabeça! Aliás ela adorou o Sigarr do desenho, será que ela também o imaginou assim?

  • O casamento da Kelda e do Lysander?? Onde anda ele?
Pois quanto a isso, a Sandra foi muito específica. O casamento deles teria lugar, como foi dado a conhecer no livro, na Floresta do Povo da Gente Bela, sobre a aura da Árvore da Sabedoria não só por este ser um lugar sagrado e especial para o Lysander, pois foi ali na sua batalha com Nidhogg que ele se tornou um homem e um líder aos olhos do seu povo, mas também porque foi ali que eles se conheceram pela primeira vez e se voltaram a encontrar depois da contenda. Mas uma vez que não haveria de ser só uma singular cerimónia, mas sim várias, a Sandra deixou isso ao critério dos leitores. E quanto à menina de madeixas prateadas que a Kelda visualizou numa das suas Visões, bom... Isso é óbvio! XD

  • No fim, restou ainda na cabeça de muitos leitores a dúvida: A Kelda destruiu realmente a pedra azul de Aranwen?
Por um lado, percebemos que ela o fez, porque no fim ela diz que a magia foi liberta e porque durante todo o seu percurso ela foi contra a ideia de a avó Catelyn não ter destruído as malfadadas pedras quando teve a oportunidade! Tudo o que ela almejava era viver uma vida sem sobressaltos, nem profecias e maldições! Por outro lado, a Kelda sentiu-se na obrigação de guardá-la, admitindo que a a avó tinha razão quando decidiu não desfazer-se do seu legado. Afinal de contas, a magia da pedra azul foi responsável pelo salvamento de muitas personagens que nos são queridas: Throst, Helgi, Lysander...
Mas por outro, a forma como a Sandra descreveu o momento, deixou-nos na dúvida... Será que a pedra azul ainda sobrevive?
A autora admitiu que o seu intento foi cumprido! O objetivo era mesmo prevalecer essa dúvida no fim... Porquê? Também ficámos sem saber ao certo!

E agora dadas as respostas às perguntas mais prementes, é tempo da tão esperada resposta à pergunta: "E o que nos reserva o futuro?"
Novidades??

A Sandra não nos revelou absolutamente nada acerca de um "novo" projeto que esteja a trabalhar! Apenas que já tem algumas ideias passadas para o papel e que algumas, muito provavelmente têm pernas para andar!

Vai ser de certeza algo fora do mundo da Saga das Pedras Mágicas, mas não sabemos o quê!
Numa das nossas idas à Feira do Livro, ela revelou-nos que num próximo livro, gostaria de dedicar especial atenção à época histórica do Descobrimentos Portugueses! Teremos nós um "romance histórico" à vista? Digam que sim, por favor! *.*

Uma coisa ficámos com a certeza:
A AUTORA VAI VOLTAR A PEGAR NA SAGA DAS PEDRAS MÁGICAS!

E vocês que acham de tudo isto?
Ainda ficaram com alguma dúvida? Comentem e revelem-nos também algo que tenham perguntado à Sandra ;-)

15 comentários:

Unknown disse...

Pensei um bom bocado naquilo que deveria dizer, mas não tenho muito mais a acrescentar àquilo que a escreveu.
Quanto a futuros projetos a Sandra está de momento em remouso, desmame. O que eu compreendo perfeitamente. No entanto disse, tal como a Sara transmite aqui, que ideias tem estado a ser escritas no papel. Teremos de esperar para ver. :) Paciência meus caros! Agora é ter paciência.
Quanto às respostas fiquei satisfeita ainda que o desejo de obter mais ainda continue aqui presente.
Tal como comentei no dia, com o maravilhoso grupo de pessoas queridas, adorei a cena inicial. Sentia-me triste por aquilo estar a acontecer. Cheguei a pensar várias vezes "Porque esta familia? Já não chega de sofrimento?", ainda assim, em cinco segundos foi absorvida pelo Halvard e só pensava "Mais dor! Mais sofrimente!". Mazinha? Sim, sou. Esses pensamentos apareceram porque a Sandra é tão brilhante que consegue levar-nos à loucura com a personagem, consegue fazer com que vejamos o mundo pelos olhos dessa personagem. Provavelmente nem todos vocês pensaram no ponto de vista do Halvard. Suponho que ser escritora me leve a compreender melhor, ou então sou tão perversa como ele.
Sobre a cena do Sigarr e dos feiticeiros só tenho a dizer: Louvada Sandra! São poucos os escritores que se atrevem a referir certos temas e eu sinto orgulho nesta Contadora de Histórias. Já a cena do Ly e da Oriana fiquei boquiaberta, chateada e impressionada. Não esperava a Oriana mudada mas acho que era inevitável. Por mais horroroso que fosse a possibilidade do Ly se entregar, foi um deleite ler e vizualizar a Oriana a tentar. [ Realmente acho que não bato bem da cabeça. :P ]

Por último, mudando de assunto: Sarita... Aiaiai... A tua obsessão pelo Sigarr é tão grande como a minha. :D
A Sandra tem razão: tu adoras o Sigar, apenas não queres admitir.

Bom, não tenho mais nada para dizer. Por agora... Tenho apenas uma promessa: Planeio escrever mais um textinho para colocar no FanFic. Ainda não sei bem bem sobre o quê, ou melhor, sobre que parte. Mas iriei escrever.

Beijinhos e abraços

Jéssica Reis

Unknown disse...

Olá!!!
Que boas noticias e tanto suspense....eheheheh!!!! Por acaso ja tinha pensado cá para comigo o que a Sandra iria fazer a seguir...e essa ideia de fazer algo sobre a nossa história é simplesmente BRILHANTE!!!! Mas também não me chateia nada se ela quiser escrever algo sobre o Sigarr e companhia!!!! o que ela escrever é lei, por isso Força Sandra que nós estamos á espera!!!!
bjokas gandes maltinha

Anônimo disse...

oláaa,eu também estive na feira do livro a falar com a Sandra Carvalho (tinha acabado de começar a ler o livro xD) e gostei muito de a conhecer. Lamento mais do que a vocês. Houve umas coisas que me fizeram um pouco de confusão como o facto de a Kelda ter permanecido mais de 10 anos junto da pedra do tempo . porque das outras vezes o tempo que eles lá permaneciam não era o mesmo que no mundo real, enquanto la se passavam, por exemplo, meses, no mundo real passava umas horas ou assim.. não 10 anos xD mas gostei e espero bem que a nossa saga não fique por aqui.. adorei a cena da Kelda e do Lysander nas três cascatas *-* acheeei suuuper fofoo ! Quanto ao Ulfvard (acho que ta bem escrito) gostei também muito do final que ele teve. Não queria que ninguém ficasse a sofrer no fim e como ele amava a Kelda tinha dúvidas quanto ao que lhe poderia acontecer. Eu ao início não gostava muito do Sigarr pela maneira de ele ser. Mas depois comecei a ir gostando e tal e acabei a adorá-lo. É uma personagem que eu já tinha pensado que fosse morrer pois também dedicava um grande carinho à Kelda. Tenho de confessar que não me lembro de ler uma visão em que a Kelda vê a menina com cabelos negros e madeixas prateadas xD Secalhar foi uma parte em que me baralhei ou não prestei a devida atenção mas vou ver se encontro, só pa matar curiosidade e tal.. xDD bem tenho de ir, Beijinhooos!!

Jane

Anônimo disse...

Olá , devo admitir que esta saga me consume os nervos no sentido positivo . é lindíssimo e merecia uma adpatção esmerada para o grande ecrã..... Enfim
O que que eu queria falar era sobre o vosso blog , é interessante mas acho que esta saga mereceia algo mais poderoso não acham ?
Joana

Sara Costa disse...

Joana,
Obrigada desde já por expressares a tua opinião sincera ;)

Depois, estou totalmente de acordo contigo! Uma adaptação da Saga ao grande ecrã (bem feita claro! Com tudo aquilo a que os grandes épicos tem direito) seria um sonho tornado realidade! Seria mais que perfeito! E aposto que bem esgalhada, teria êxito sem dúvida alguma! =)

Quanto às alterações do blogue, há já muito tempo que estamos a tentar encontrar tempo, disponibilidade, ideias e pessoas capazes de as trabalhar conosco para melhorarmos ao máximo este espaço! No entanto como deves calcular, todos nós temos vidas atarefadas para além dos blogues e afins...

Mas vamos aproveitar agora enquanto está tudo mais estável e enquanto a Sandra repousa da Saga, para nos dedicarmos um pouco mais a eles! Aceitam-se ideias já agora! =)

Não somos nenhumas experts em webdesign, mas acho que conseguiremos dar um "refresh" a isto.
Inclusive, vai-se começar a trabalhar na página do Wikipédia dedicada à Saga. Com tudo aquilo a que tem direito. Resumos dos volumes, descrição dos personagens e árvore genealógica completa!

Mas como deves calcular, estas coisas levam tempo a serem construídas, ainda para mais quando o tempo que temos para dedicar a elas é escasso! Mas prometemos fazer o nosso melhor ;)

Até lá, continuaremos a trabalhar para que nenhuma novidade relativa à autora vos escape! =)

Anônimo disse...

Eu também tentei descobrir algo acerca do novo projecto, mas todas as minhas tentativas foram infrutíferas! Espero mesmo que a Sandra volte a pegar na saga, não me importa de que personagem! (embora prefira pensar num final feliz para o Sigarr, ele é fantástico...) !

No final também prevaleceu a dúvida se a Kelda tinha mesmo destruído a pedra azul, mas não consigo imaginar que ela tenha conseguido mentir a Lysander com tanta naturalidade, pelo menos espero que não...
partilho também da opinião da Joana, a saga merecia ir parar aos grandes ecrãs!´

Inês

Anônimo disse...

eu posso dar umas sugestões , não sou nenhuma web desgin especialista mas tenho umas ideias ... Compreendo a falta de tempo muito bem mas se nos esmeramos conseguimos o melhor.... Posso flar das minhas ideias basta contacto bjs , joana

Anônimo disse...

tenho UM VIDEO PARA PARTILHAR MAS N TENHO conta youtube e precisva da vossa ajuda para partilhalho .l Digam-me algo



jessica

Anônimo disse...

Concordo com a jane n me lembro da kelda ter alguma visaao com uma menina de cabelos negros com madeixas de prata . Em que pagina está ?

Sara Costa disse...

Joana, como deves calcular é-me difícil marcar uma conversa contigo para falarmos sobre o blogue, mas agradecia que pudesses revelar essas sugestões e enviar-nos para o e-mail do blogue: mundosandracarvalho@hotmail.com e trocaríamos ideias por aí, que tal? Agradecemos toda a ajuda da vossa parte para melhorar este espaço, que é principalmente vosso, dos leitores e fãs da Sandra Carvalho. É através de vocês que os blogues subsistem =) E em equipa é tudo mais fácil.

Quanto a ti Jéssica, podes mandar o vídeo para o nosso e-mail, que logo trataríamos de o publicar no blogue e se o quiseres, penso que não será problema publicá-lo no youtube. =)

Por fim, a parte em que a Kelda tem essa Visão com a "suposta" filha dela e do Lysander, acontece sim, mas não sei dizer a página.
A cena ocupa apenas pouco mais do que uma frase ou meio parágrafo. E vendo bem não é tanto uma Visão, mas mais a revelação de um sonho que Kelda tinha em relação ao seu possível futuro com o Lysander, se algum dia ficasse com ele, se algum dia poderia ter a sua família... se isso se concretizasse. E concretizou! Graças aos Deuses! =)

Mas essa cena, deve estar algures entre o momento em que ela faz o pacto com os Guardiões das Almas Atormentadas, até ao pedido de casamento que o Lysander lhe faz... O 1º pedido claro. O que ela recusou!!! afff xD

Se tiver tempo de ir "pesquisar", depois digo a página. ;)

Guilhermee disse...

Olá! Comecei há pouco tempo "O Guerreiro-Lobo" e como já li há 1 ano "A Última Feiticeira" não me lembro se já falavam de um feiticeiro Sigarr nele. Como a Catelyn pareceu surpreendida por ouvir a sua voz deduzi que ele já lhe fosse conhecido. Poderiam-me dizer o que acontece à personagem no 1º livro e quem ela é melhor, sff? xD

Sara Costa disse...

Olá Guilherme!
Fico contente que tenhas recomeçado as leituras =)

Não, o Sigarr não aparece no 1º livro. Só a partir do segundo. É ele que dá a conhecer à Catelyn a história que a antecede, quando a avó dela, a Feiticeira Aranwen ainda era viva.

Quanto à tua dúvida não percebi bem o que tu pretendes saber...
Referes-te a quando a Cat recuperou a sua voz ou a quando ouviu o Sigarr falar com ela???! XD

Quanto à identidade do Sigarr... Só te posso dizer uma coisa: continua a ler e logo descobrirás! =P

Guilhermee disse...

Referia-me a quando a Cat ouviu a voz do Sigarr xD Mas agora que já li mais (vou a meio) já conheço melhor a personagem e já tirei algumas dúvidas xp Apesar de que não gosto muito do Sigarr! -.-
Obrigado na mesma pela ajuda :D

Sara Costa disse...

Olá Guilherme!

Oh desculpa ter demorado na resposta... Mas agora que já te atualizas-te...

Eu não posso dizer nada! =P
Eu cometi uma grande gafe ao responder-te... Na verdade eu também fiquei a remoer sobre o Sigarr aparecer ou não no primeiro livro e depois fui confirmar se estava certa e afinal nem por isso... Tbm já não merecordava, mas o Sigarr aparece-nos logo no primeiro livro como "conselheiro" do rei-urso viquingue, o Gunnulf. Primo direito de Throst, irmão de Halldora e Arnorr e meio-irmão de Trygve e Krum.

E já tinha dado um ar da sua graça no primeiro livro, quando a Catelyn foi hospedada em casa de Gunnulf como escrava e "aia" de Halldora. Que o Throst supostamente lhe tinha oferecido como presente de "noivado"...

Até começar a perceber realmente a verdadeira índole da prometida e o sentimento que nutria por Catelyn... Levando-a consigo para morar na Aldeia do Povo. =)

O resto logo descobrirás a seu tempo...

Unknown disse...

Olá :D
Adorei o vosso blog!
Infelizmente ainda só li os três primeiros livros da saga, mas estou a adorar. Mal posso esperar para ler "o círculo do medo", mas o tempo não é muito e os estudos também não ajudam...
Continuem a postar, adorei!

Daniela

A Saga das Pedras Mágicas