quinta-feira, 13 de junho de 2013

Feira do Livro Lisboa 2013

Olá pessoal,
Então como vão as leituras do pós Saga das Pedras Mágicas?
As minhas estagnaram por aí... Ainda estou a "ressacar" o final da Saga.
Quando os livros são bons, é assim! =)

Mas indo ao que interessa:
Nós estivemos lá mais uma vez, em peso reunidas com a Sandra na famosa Feira do Livro no Parque Eduardo VII e como não podia deixar de ser, divertimo-nos imenso! 
Falar com a autora desta história maravilhosa é sempre uma experiência muito agradável aos ouvidos e para nossa irrequieta e endiabrada curiosidade, de saber mais e mais... 
A conversa ter-se-ia prolongado por horas a fio se o tempo estivesse do nosso lado, mas não éramos as únicas a almejar a sua atenção! Como sempre, as bancas da Editorial Presença encheram-se de gente e logo que chegaram as 18.30h já estava uma fila bem generosa de ávidos leitores ansiosos por respostas!



Agora o que todos querem saber, RESPOSTAS/CURIOSIDADES:
Como puderam reparar, nada foi deixado ao acaso e nada ficou por responder face ao 7º livro: "O Filho do Dragão". Personagens que tinham momentaneamente desaparecido, voltaram a reaparecer neste último capítulo da história. Umas com um final mais feliz do que outras é certo!
  • Uma das coisas que a autora pareceu estar sequiosa de saber a nossa opinião e reação, foi acerca do que nós achámos das cenas um tanto "eróticas" entre a Oriana e o Lysander na parte do prólogo que advém ao massacre da Casa Grande e também acerca da cena entre o trio: Sigarr, Narkissus e Gaya. 
A Sandra já nos habituou quase desde o início, principalmente desde o "Guerreiro-Lobo", às suas maravilhosas descrições que nos põem os cabelos em pé e nos deixam a corar o resto do dia! Mas temos de confessar, que neste livro final, ela ousou e bem! =)
Desde essa cena, ao momento entre o trio: Narkissus/Sigarr/Gaya, à primeira vez da Kelda e do Lysander, entre outros momentos, mesmo na brutalidade e perversidade do Halvard, as descrições estão soberbas! 
E o que acharam vocês?
Pela primeira vez temos o vislumbre da faceta do verdadeiro Sigarr, que gosta de desfrutar dos prazeres da vida. A partilha de carícias entre este e os Feiticeiros, o fumar das ervas, os licores e guloseimas que este oferecia a Kelda., bem como todos os apetrechos dignos de um lorde que tanto o caracterizam e preenchem o seu quarto no Palácio Dourado. Tudo nele é simplesmente inebriante! 

Bem, mas voltando à Feira...
É caso para dizer que se algumas perguntas ainda pairam no "ar"...
Não é por acaso! Acreditem. =)

Depois de 8 livros de puro deleite, esta aventura chega ao fim, mas ainda com algumas "pontas soltas".
Vejamos...
  • O Povo da Água - O Tritão Nereus volta finalmente para concluir o destino do seu povo, matando a rainha tirana, Luthia. Mas a dúvida presiste... A Luthia chegou a matar o irmão de Nereus, o Okeanos, o único macho fértil da sua espécie??? E Nereus, depois de matar a Luthia, tomou o trono do seu povo? No fim, o Povo da Água ajudou os drakkars a chegar à Ilha dos Penhascos durante a épica batalha final entre o Exército dos Povos Aliados e o Exército do Dragão. Mas muito ficou por responder... Terá a Sandra algo em mente? Voltará ela a pegar neste Povo da Água, se decidir continuar a desvendar mais sobre este mundo da Saga das Pedras Mágicas? Ela não nos disse... Mas disse-nos que está nas sua "lista de ideias" voltar a pegar na Saga, mais tarde. Que BOM! 
  • A misteriosa "Fera" da Montanha Sagrada, finalmente foi desmistificada! A fera que no fim devolve a vida à nossa guerreira-feiticeira, Kelda, nasceu no mesmo preciso momento que ela! Lembram-se do final dos Três Reinos? A progenitora desta fera já se tinha mostrado à Edwina, em tempos. =)
A Fera (que a Sandra afirmou ter imaginado como uma espécie de lince das neves *.*) é o Espírito Guardião da Montanha Sagrada, que afasta os maus espíritos e as Almas Atormentadas (em forma de Lobos) que sofreram uma morte violenta ou injustiçada e que clamam pela devida resolução (vingança), não se conformando com a sua morte e aproveitando a pureza da aura da montanha para permanecerem entre os vivos.
Lembram-se do marido da Ingrior, o Trygve? O espírito dele pediu auxílio à Catelyn para esta vingar a sua morte e ele poder finalmente descansar em paz no mundo dos mortos.
  • Quanto a personagens como o Sigarr, a Evalyn ou quanto à identidade da mulher do Príncipe Ulfvaldr do Povo Viquingue, que ao que parece é uma "cunhada" da Evalyn, o que nos fez supor que ela pode estar casada com alguém... Mas quem?! A Sandra, quanto a isso, apenas fez um trejeito e riu-se... Fez o mesmo quando lhe perguntámos pelo Steinarr, na Feira do Livro do ano passado, por isso nós ficámos com a certeza que ela está definitivamente a planear alguma coisa com a Evalyn. Talvez contar-nos as suas aventuras, enquanto a narração da Saga decorria... Quem sabe?
Afinal quem não tem curiosidade para saber o que a irmã do Thorson andou a fazer durante este tempo todo?? Nós temos e muita!
  • Agora o SIGARR! A Sandra já mais que uma vez nos disse que nutre um carinho especial por este personagem, que foi o único personagem que sobreviveu do início ao fim da história, em carne e osso, claro! Ficámos com a certeza que ela pretende pegar nele mais tarde... Uma continuação após Saga das Pedras Mágicas? Talvez na companhia dos Feiticeiros: Narkissus e Gaya, ficámos curiosas... Sobre isso nada sabemos, mas por certo que o Sigarr ainda nos vai voltar a dar a volta à cabeça! Aliás ela adorou o Sigarr do desenho, será que ela também o imaginou assim?

  • O casamento da Kelda e do Lysander?? Onde anda ele?
Pois quanto a isso, a Sandra foi muito específica. O casamento deles teria lugar, como foi dado a conhecer no livro, na Floresta do Povo da Gente Bela, sobre a aura da Árvore da Sabedoria não só por este ser um lugar sagrado e especial para o Lysander, pois foi ali na sua batalha com Nidhogg que ele se tornou um homem e um líder aos olhos do seu povo, mas também porque foi ali que eles se conheceram pela primeira vez e se voltaram a encontrar depois da contenda. Mas uma vez que não haveria de ser só uma singular cerimónia, mas sim várias, a Sandra deixou isso ao critério dos leitores. E quanto à menina de madeixas prateadas que a Kelda visualizou numa das suas Visões, bom... Isso é óbvio! XD

  • No fim, restou ainda na cabeça de muitos leitores a dúvida: A Kelda destruiu realmente a pedra azul de Aranwen?
Por um lado, percebemos que ela o fez, porque no fim ela diz que a magia foi liberta e porque durante todo o seu percurso ela foi contra a ideia de a avó Catelyn não ter destruído as malfadadas pedras quando teve a oportunidade! Tudo o que ela almejava era viver uma vida sem sobressaltos, nem profecias e maldições! Por outro lado, a Kelda sentiu-se na obrigação de guardá-la, admitindo que a a avó tinha razão quando decidiu não desfazer-se do seu legado. Afinal de contas, a magia da pedra azul foi responsável pelo salvamento de muitas personagens que nos são queridas: Throst, Helgi, Lysander...
Mas por outro, a forma como a Sandra descreveu o momento, deixou-nos na dúvida... Será que a pedra azul ainda sobrevive?
A autora admitiu que o seu intento foi cumprido! O objetivo era mesmo prevalecer essa dúvida no fim... Porquê? Também ficámos sem saber ao certo!

E agora dadas as respostas às perguntas mais prementes, é tempo da tão esperada resposta à pergunta: "E o que nos reserva o futuro?"
Novidades??

A Sandra não nos revelou absolutamente nada acerca de um "novo" projeto que esteja a trabalhar! Apenas que já tem algumas ideias passadas para o papel e que algumas, muito provavelmente têm pernas para andar!

Vai ser de certeza algo fora do mundo da Saga das Pedras Mágicas, mas não sabemos o quê!
Numa das nossas idas à Feira do Livro, ela revelou-nos que num próximo livro, gostaria de dedicar especial atenção à época histórica do Descobrimentos Portugueses! Teremos nós um "romance histórico" à vista? Digam que sim, por favor! *.*

Uma coisa ficámos com a certeza:
A AUTORA VAI VOLTAR A PEGAR NA SAGA DAS PEDRAS MÁGICAS!

E vocês que acham de tudo isto?
Ainda ficaram com alguma dúvida? Comentem e revelem-nos também algo que tenham perguntado à Sandra ;-)

Postar um comentário

A Saga das Pedras Mágicas