sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Beijo entre Kelda e Oriana!



Olá a todos,


Primeiro partilho convosco um comentário da nossa companheira, Nádia:

"Bem, há uma coisa que eu queria expressar aki, que me deixou um pouco confusa neste último livro (6º)...e visto que ninguém aborda o assunto, eu falo...XD

É impressão minha ou neste livro tivemos a primeira cena homossexual voluntária?? Isto é, o que é que vcs acharam do beijo entre a Kelda e a Oriana??

Bem eu sei que isso aconteceu pk a Kelda tomou a decisão (sendo ela a Decisora) de ir no lugar dela, mas segundo a história, o poder negro que a Kelda herdou da sua avó paterna, Gwendalin, de sugar essências atraves de um beijo só resulta se o indivíduo que for beijado se entregar por completo ao sujeito que o beija certo?...

Se a Kelda conseguiu assimilar a essência da Oriana quer dizer que esta se entregou completamente aos encantos de Kelda! E a meu ver aquela descrição do beijo deu-me a parecer que a Kelda gostou da sensação...será que a Kelda tem segundas tendências?? Eu espero bem que não! ..."



Bem, primeiro de tudo, todos sabem que a kelda ama o lysander e este amor é mutuo.
O beijo no lysander e na Oriana foram ambos com o mesmo objectivo, usurpar a essencia!
   A kelda e o lysander estão destinados, logo o beijo entre kelda e oriana  não teve qualquer desejo físico envolvido.


Quanto ao facto de ter sido a primeira cena "homossexual", podemos considerar que sim. Tambem a Lyria não beijou a edwina? Não me recordo...
 Mas não podemos de forma alguma duvidar da orientação sexual das personagem com base num beijo que foi um mero meio para alcançar um objectivo maior, e sabendo nós já que estas personagens estão apaixonadas por ly e thorson!


E não se esqueçam que a homossexualidade existe agora, existia a anos atrás também! Só não é abordada.


Falando no geral, penso que este tema poderia ser mais abordado em livros, SIM é um tema ainda um pouco tabu e controverso, é um risco para os autores, mas acho que ao aborda-lo iria espalhar um pouco mais de compreensão e aceitação para com estas pessoas. 


Não me interpretem mal! A kelda e a Oriana não se amam nem se desejam fisicamente.
Nem desejo que tal aconteça. 

Só digo que se por exemplo houvesse um casal homossexual em qualquer dos nossos livros preferidos, e sentíssemos o seu amor um pelo outro (tão forte como entre Catelyn e Throst) e aceitássemos e amassemos essas personagem, tornar-nos-ia mais abertos a aceitar a homossexualidade no nosso mundo real.  


Expressem as vossas opiniões!

E não façam comparações desnecessárias, tal como se fosse em vez de edwina e edwin, edwin e outro. Ou qualquer comparação do género! 
É por conhecermos estas relações, nos ligarmos a estas personagens que as aceitamos e não conseguimos imaginar o seu destino doutra forma! 


No fim acredito que nós aceita-la-íamos e amávamos-as de igual forma.  
 Por fim não me interpretem mal! Eu não desejo nada diferente nesta saga :) !  


NO FIM O AMOR PREVALECE ACIMA DE TUDO!!
Seja qual for a sua forma!


Espero que pensem da mesma forma que a nossa companheira Anya:


" ...Acho bom haver personagens homossexuais até porque homossexuais existem, não há que ignorar nem fugir ou criticar. Quem não aceita a diferença é racista e racismo é um crime. Sejam mais open mind, people. O que importa se a Kelda deu um beijo na Oriana ou vice versa? Acho que não há, nem nunca houve qualquer dúvida sobre a sexualidade da Kelda, e sabe-se á distância de quem ela gosta!dãa...parem de discriminar,... "



COMENTÁRIOS DE CARÁCTER HOMOFÓBICO NÃO SERÃO ACEITES!  


36 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Eu acho que não é preciso ter um verdadeiro sentimento de ambas as partes quando se usa magia negra. Por exemplo, quando Edwin sugou a essência aqueles marinheiros quando ainda era pupilo de Sigarr.
Ou quando a Rainha Lyria vasculhou as memórias da Kelda.
Ou mesmo quando Aesa tentou sugar a essência de Edwina no momento em que lhe lançou a maldição de não poder ter filhos.
Assim, considero que não foi nenhuma demonstração de homossexualidade por parte de Kelda ou de Oriana porque Kelda estava apenas a fazer o que devia e Oriana foi apanhada totalmente desprevinida.

Obrigada!
Margarida

Catarina Correia disse...

Tenho que admitir que me deu vontade de rir quando li isto. Não porque sou contra a homossexualidade (muito pelo contrario) mas porque, simplesmente, nunca mas nunca, em nenhuma das vezes que li o 6º livro (e foram muitas) me deu para interpretar o beijo entre a kelda e a oriana como algo mais do que o facto de a kelda estar a tentar retirar lhe a essencia para a proteger.

É um ponto de vista engraçado mas não deixa de ser fora de contexto no que toca a esta saga. Está mais do que explicito que a Kelda AMA completamente o Ly e vice versa.

Concordo,no entanto, que a homossexualidade devia ser mais abordada e devia-se escrever mais sobre esta situação que é tão real no nosso dia a dia.

Mas por amor de deus, nesta saga é que não! ou pelo menos, não com a Kelda porque mudar o sentimento que ela sente pelo ly pa outra pessoa, não me iria deixar nada satisfeita xD. É a minha opinião :P

;)

Que venha o 7º Livro :D

Anônimo disse...

mafalda

bem visto nessa lógica tens razão no k dizes mas nao se lembram daquilo k A Kelda explicou ao Ly?? na cena do primeiro beijo deles. . . foi por isso k ele prometeu não se entregar enquanto ela o beijava XD

quanto ao caso da homossexualidade na literatura eu prefiro não comentar . . .

Soraia Lobos disse...

Catarina, concordo completamente *

Anônimo disse...

Quando li essa parte nunca pus em causa a sexualidade da Kelda, até porque uma pequena parte do livro não mudaria a impressão que nós tinhamos dela, impressão que foi criada ao longo de todo o livro.
Depois de o ler, é a primeira vez que penso nisso porque para mim isso nao alterou a minha forma de pensar relativamente a Kelda.

Nao sou racista. No entanto, nao aceito bem a hipotese de um homem e outro homem se poderem amar dessa forma ou uma mulher e outra mulher. Acho que é contra a natureza humana. Se existe o homem e a mulher por algum motivo é. Sim, é verdade que homossexualidade sempre existiu. Inclusive, alguns reis portugueses eram homossexuais,mas nessa altura isso era encarado como uma doença e, para mim, continua e vai continuar a ser encarada por mim assim. Sou bastante decidida e não é o facto de ler um livro que descreva esta "doença" de maneira mais profunda que vai mudar a minha opinião.
(nao quero ofender ninguem,simplesmente e a minha opiniao)
Ana

Filipa T. disse...

Apoio e sempre apoiei as lutas dos homossexuais pelos seus direitos. A homofobia para mim é um nojo.
Dito isto, não vi nada de homossexual no beijo. Aliás, para mim, a explicação para a tal "entrega total" da Oriana ao beijo da Kelda é simples: são melhores amigas. Não é necessário existir amor romântico entre duas pessoas para se entregarem emocionalmente uma à outra. E, por muito que a Oriana por vezes me pareça um bocado sonsa, acho que ela se entregou à Kelda emocionalmente como amiga, não houve ali nuance sexual nenhuma.
Por isso, acho que a situação não pode ser metida no mesmo saco que o que aconteceu com o Korn ou com o Lysander. No Korn houve luxúria, no Lysander houve paixão, com a Oriana houve amizade. Ponto final.


(Lol, ainda me lembro de quando li a série Sevenwaters da Juliet Marillier e descobri que uma das personagens que eu gostava mais era gay. Não me fez mal nenhum, até foi bastante divertido! ^3^)

Filipa T. disse...

Apoio e sempre apoiei as lutas dos homossexuais pelos seus direitos. A homofobia para mim é um nojo.
Dito isto, não vi nada de homossexual no beijo. Aliás, para mim, a explicação para a tal "entrega total" da Oriana ao beijo da Kelda é simples: são melhores amigas. Não é necessário existir amor romântico entre duas pessoas para se entregarem emocionalmente uma à outra. E, por muito que a Oriana por vezes me pareça um bocado sonsa, acho que ela se entregou à Kelda emocionalmente como amiga, não houve ali nuance sexual nenhuma.
Por isso, acho que a situação não pode ser metida no mesmo saco que o que aconteceu com o Korn ou com o Lysander. No Korn houve luxúria, no Lysander houve paixão, com a Oriana houve amizade. Ponto final.


(Lol, ainda me lembro de quando li a série Sevenwaters da Juliet Marillier e descobri que uma das personagens que eu gostava mais era gay. Não me fez mal nenhum, até foi bastante divertido! ^3^)

Anônimo disse...

Só tenho uma correcção a fazer ao comentário da Anya:
Quem não aceita os homossexuais é homofóbico e não "Racista".
No entanto, concordo com ela!
Apesar de achar que a homossexualidade não deveria ser abordada nesta colecção uma vez que não tem qualquer base nos primeiros livros.
Mas se a Sandra Carvalho fizesse uma nova saga e lá abordasse o tema da homossexualidade não hesitaria em comprar pois é um tema bastante e que deve ser abordado para abrir as mentes a algumas pessoas...
Obrigada!
M*

Unknown disse...

Se querem saber. ao ler nem sequer me apercebi. Tenho um primo e um amigo que são homo e nem sequer me lembro que o são.
Não tenho qualquer problema com as pessoas que são assim. Na Grécia antiga acreditavasse que um jovem ter relações sexuais com um homem mais velho era algo normal e que faz que através disso o jovem adquirisse sabedoria, e não era motivo de vergonha. Acho que em vez de pensarmos na Homossexualidade como algo que existe e que sempre existiu, estamos cada vez mais a recuar e a fechar a nossa mente, estamos a tratar essas pessoas como se fossem um praga.
A Homossexualidade não é uma doença e não é contagiosa, além disso muitos dizer (e eu concordo) que para sermos completos temos de estar em harmonia... Temos de admitir que temos um lado masculino e outro femenino, em alguns a balança está mais para um lado e para outros está mais para o outro lado. Que diferença faz?
Acho que se as pessoas tivessem uma mente mais aberta não estariamos com tantos problemas a níveis sociais, não haveria descriminação nem racismo, e se calhar nem haveria tantas guerras.

Soraia Lobos disse...

Jee obrigado pelo teu comentário!! =D

Filipa T. disse...

Jee, concordo com tudo o que disseste.
Na Grécia Antiga até incentivavam os guerreiros a estabelecer relações amorosas (ou proximas disso) com "colegas"! Acreditavam eles que, assim, no campo de batalha, o guerreiro lutaria de forma mais eficaz, porque estava a defender a sua vida e a do seu parceiro.
É tão humilhante apercebermo-nos que os homossexuais eram aceites em civilizações que existiram dezenas de séculos antes de nós. Parece que o mundo não aprendeu nada.

Anônimo disse...

É verdade que a homossexualidade sempre existiu, no entanto foi encarada ao longo da história de diferentes maneiras pelas diferents culturas. Se na Grécia Antiga achavam que era algo normal, antigamente, na nossa sociedade a homossexualidade era vista como uma doença grave. Inclusive, reis portugueses foram homossexuais e tentavam escondê-lo porque era uma doença. E, para mim, continua a sê-lo. É apenas a minha opinião. Se existe o homem e a mulher por algum motivo é, até porque nos casais homossexuais há sempre a necessidade de um elemento representar a figura masculina e outro a feminina.
Quando li o livro nem reparei nesse promenor, porque a kelda fez isso por necessidade.
Ana

Soraia Lobos disse...

Ana, tenho que descordar contigo, penso que isso de pensar que alguem num casal homosexual empenha o papel oposto, não passa do estereotipo!! Tal como os homens por verem uma rapariga maria-rapaz, pensam logo que não é heterosexual, pelo simples facto de nao ser femenina!! Cada um têm as suas preferências, e não estamos neste mundo para julgar, mas sim para amar e ser amado.

AHH e isso de dizer que "Se existe o homem e a mulher por algum motivo" Então o mesmo poderia dizer, se há gato e cão, é por um motivo! O motivo é a divercidade e sim a procriação, mas amar não escolhe genero, nem raça! Isso é muito relativo, até porque todos somos difrentes! todos temos gostos difrentes e é isso que torna cada um único!

Viva a divercidade!

Anônimo disse...

Pessoalmente, faz-me mais confusao a relaçao entre o Edwin e a Edwina do que um beijo entre a Kelda e a Oriana. No meu ponto de vista, a Kelda estava a tentar protejer a Oriana e nada mais. Agora o Edwin e a Edwina (e outros casais deste genero).... sao primos directos!! Bem sei que o amor vence tudo e que, naquela altura, era normal haver casamentos dentro da familia para assegurar o poder mas continua a me fazer confusao. Nao consigo evitar.
Sofia

Unknown disse...

Exacto Filipa, Não vejo qual é o problema. E acho que sim, em vez de aprendermos alguma coisa, esquecemo-nos das coisas.

Ana... Doença?!?! Sim era no que eles acreditaram, mas quem eram eles para dizer o que quer que seja. Deixaram-se governar pela ganancia, a educação esteve estagnada, mataram pessoas que não tinham culpa, diziam que pessoas que tinham certas doenças que eram desconhecidas na altura eram bruxas ou que estavam possuidas...
Temos tantos podres ao longo da nossa história e a sociedade ainda tem o descaramento de criticar os homossexuais por serem como são?
OK! Admito que seja necessário um homem e uma mulher, dois seres de sexos diferentes para que haja a reprodução, mas a reprodução não é tudo.

Concordo contigo Su. Podemos ter tudo mas se não amarmos e formos amados, a vida deixa de ter sentido. Além disso, devemos julgar o que somos antes de julgarmos o que os outros são. Se não somos capazes de ser criticos de nós próprios, como poderemos ser capazes de ser os criticos dos outros. Para mim, não faz sentido.

Carolina Alves disse...

Olá a todos!
De todas as vezes que li e reli a sacerdotisa dos penhascos em nenhuma delas interpretei a situação da Kelda e da Oriana como um acto homossexual. A Kelda subjugou Oriana devido á necessidade e se apreciou a sensação foi devido ao lago negro que habita a sua essência que se regozija com o usurpar das essências alheias.
Fiquei um pouco supreendida com as opiniões relativas á homossexualidade. Apesar de a maioria se mostrar a favor ha muitas ideias subjacentes que parecem dizer o contrário.
O mundo está a um passo do abismo, guerras a deflagrar, ambição, egoísmo dominam os sentimentos em geral, e com esta situação de carência de valores, quem pode condenar o amor independentemente da forma que assume?
Amor é amor, seja entre homens e mulheres, entre homens e homens ou mulheres e mulheres. Se ambas as partes estiverem felizes e a relação não for prejudicial para ninguém, porquê lutar contra isso?

P.S.-Comecei a ler esta saga quando tinha uns 13 anos e ja os li tantas vezes que já sei alguams passagens de cor =D Adoro o trabalho da Sandra Carvalho =D

Unknown disse...

Exacto Carolina.
Uma amiga minha este hoje comigo e eu falei-lhe do que estavamos aqui a falar e sabes o que ela me disse: "O mundo está cheio de pessoas. Prevem que não teremos alimento suficiente para tanta gente, for isso não vejo qual é o problema. Algumas pessoas que são contra a homossexualidade lá no fundo são homossexuais."
Ela fartou-se de rir com certas coisas que disseram.
Não me lembro de tudo o que ela disse e de como disse exatamente mas o mundo já tem guerras suficientes, já estamos tão fragilizados para que continuar a ter estas brigas?
Simplesmente não sei!!!

P.S.- Também eu Carolina. Li os livros tantas vezes que já se partes de cor :P
Simplesmente adoro os livros da Sandra.

Anônimo disse...

Catarina Viegas

Aiii pessoal! Isto é assim, já todos percebemos que o beijo entre a Kelda e a Oriana não passou de uma decisão necessária entre a vida e a morte, imaginem o Povo dos Penhascos a ficarem sem a última sacerdotisa legitima? Era uma guerra dos diabos!

Bem quanto ao facto de dizerem que a Kleda tem outras tendências...ela não tem descansem! Ela e o Ly amam-se apesar da casmorrice de ambos que me irrita solenemente, a tão celebre frase do Lysander: o dever acima de tudo. Raios parta!
Tal como a Oriana ama o Thorson e vice-versa XD

Mas falando agora na questão que muita gente designa como uma "praga", os homessexuais...Bem isto é uma opinião pessoal, eu acho que cada pessoa é livre de amar e gostar do que quiser, da maneira que quiser, dependendo dos casos né! Eu acho que não é crime nenhum uma mulher amar outra ou um homem amar outro homem, se elas(eles) se sentem felizes assim porque não? Não era pior se ambos gostassem de praticar actos de pedofilia, ou prostituição, ou andar nas drogas ou roubar, matar...sei la? Se calhar estou a exagerar, mas às vezes dá a sensação de que nós (hetero, falo também por mim claro) olhamos pra esse tipo de gente com alguma repugnacia e pudor rejeição e até ódio, como se tratasse de uma aberração...são humanos com sentimentos e pensamentos, o amor é um infinito mistério que não se sabe as origens, desde que não seja doentio...

É obvio que eu estou longe de compreender o porque dessa forma de amar o mesmo sexo, mas não os censuro...é também obvio que assim seja porque as mulheres entendem melhor as mulheres e os homens os homens por isso...
No entanto eu que sou hetero acho que os opostos se atraem, que o ser diferente e amar alguem diferente de nos é que da romantismo a uma relação, mas com tantos casais hetero que não se entendem (não é o meu caso felizmente)...eu já não sei que diga...lol
Eu acho que neste momento vivemos uma situação bem mais preocupante,e é à conta de pessoas tão fechadas que o ser humano é tão cruel, tão impuro e odioso, já chega disso pessoal! Deixem.se de xenofobias!

Desculpem o texto ser tão grande XD, mas tinha de dizer...

Filipa T. disse...

Desculpem, mas eu tenho que me pronunciar, mais uma vez. Peço desculpa se no processo ofender ou atacar indirectamente as crenças de algumas pessoas mais religiosas.
Ana, acho que tens de reflectir muito seriamente no que disseste e naquilo em que, pelos vistos, fundamentas a tua opinião.

A Grécia Antiga existiu muito antes de Portugal se tornar um reino. Depois veio o Império Romano, que por sua vez foi esmagado pelos bárbaros que se espalharam pela Europa inteira. O esperma que viria a ser o Afonso Henriques ainda demoraria MUITOS séculos a ser produzido. Vês, portanto, que estás a ligar épocas (e culturas!) radicalmente distantes (o que eu não fiz no meu comentário, apenas apresentei um exemplo de uma civilização, altamente respeitada e da qual nós já adoptamos inúmeras práticas, que aceitou a homossexualidade).

É óbvio que reis nossos tentaram esconder a sua homossexualidade por julgarem que era uma doença. Não me admirava nada vir a saber que muitos tenham recorrido a mezinhas e bruxedos para espantar "o bicho". Sabes quem lhes mexia na cabecinha? Quem sempre mexeu os cordões de tantos tronos europeus? A Igreja. A Igreja com as suas palavrinhas cheias de amor, mas que chacinaram milhares de pessoas nos autos-de-fé, por vezes sem provas. E nós éramos cristãos católicos.

Acreditares nessa ideiazinha medieval e completamente retrógada é o equivalente a viveres cega para o mundo durante toda a tua vida, com medo até de respirar. Apenas te leva a um caminho de ódio.

Existe o homem e a mulher, tal como a Su já disse, por motivos de procriação. Mas eu esterelizei a minha gata, e não é por isso que os gatos deixaram de nascer a outras gatas do mundo. A minha tia é solteira e já não vai ter filhos. E ainda existem gregos! O Homem não está em vias de extinção.

E é por causa dessa mesma ideiazinha do arco da velha de que a homossexualidade é uma doença que acreditas no estereótipo de que todos os casais homossexuais têm que ter papeis femininos e masculinos. Isso é uma generalização perigosa. Eu namorei, há uns anos, com um rapaz que, como ainda tinha a voz fininha, era gozado porque parecia falar "à maricas". E posso assegurar-te que ele era heterossexual xD! Cuidado, não te aconteça como aconteceu a uma colega minha, que se apaixonou por um rapaz todo machão, nada "larilas", e depois encontrou-o numa festa agarrado a outro rapaz.

A homossexualidade não é uma doença, não se pega e não é passageira. É um modo de viver e de amar que deve ser respeitado e aceite. Ao rejeitá-la, estás a magoar e a perpretar as coisas horriveis por que essas pessoas passam.

Confia em mim, quando estás em paz com o mundo e com a diversidade, és uma pessoa muito mais feliz.

Soraia Lobos disse...

Filipa T. :D

fiquei muito feliz com o teu comentário, :D

"É um modo de viver e de amar que deve ser respeitado e aceite. Ao rejeitá-la, estás a magoar e a perpretar as coisas horriveis por que essas pessoas passam."

Isto é tao verdade* :)

Sara Costa disse...

OMG FILIPA AMEI O TEU COMENTÁRIO O_o
É tão verdade aquilo que dizes, é mesmo! Concordo em tudo mesmo!

Kata és a maior pah! Fala pra ai, ahahahah ;D

Anônimo disse...

Não concordo com o comentário da Nádia, acho que naquele beijo não havia outra intenção. Mas já que estamos a abordar um assunto tão interessante e grande parte de vocês são mentes jovens e ávidas por novos horizontes...Bem fiquei um pouco desiludida com os comentários de um certo alguém que faz questão de insistir que existe homem e mulher por uma razão, mas nem vale a pena começar uma guerra por causa disso, caso contrário eu poderia apresentar argumentos contrários daqui até ao Pacifico. Faço vénia a quem disse: "Pessoalmente, faz-me mais confusão a relação entre o Edwin e a Edwina do que um beijo entre a Kelda e a Oriana."
Isto é sim algo que não me cabe na cabeça - talvez porque sempre cresci tão perto dos meus primos e amo-os como irmãos -, mas que entendo que fosse muito natural em outros tempos, e até à não muito tempo atrás, e sabemos que ainda acontece, mas hoje em dia as pessoas não vivem muito inclinadas nesse sentido porque sabem que as afinidades genéticas entre primos pode causar mal formações, e doenças como Síndrome de Down num feto criado por primos direitos.

Eu sinceramente (não querendo menosprezar mas, é a minha opinião, estou só a dizer) acho que no que toca á homossexualidade a saga é muito pobre. Fui educada tradicionalmente e os meus pais nunca abordaram muito esse tema, mas também nunca o desprezaram, deixando-o fora da minha educação ou até educando-me de forma a pensar menos dos homossexuais, simplesmente nunca o abordaram muito. Entendem? A sociedade portuguesa é por si só um pouco fechada a isto, e é claro que quando fui confrontada com coisas do tipo durante o inicio da minha adolescência, senti um pouco de desconforto em relação ao assunto. Foi através da leitura que entendi e aceitei a homossexualidade na sociedade e apesar de ser heterossexual sou uma forte apoiante dos direitos dos homossexuais, pela simples razão de que a sexualidade de um ser humano não o define enquanto pessoa.
Além disso, homossexualidade era bem aceite durante a antiguidade do que é agora e considerada tão natural como qualquer relacionamento heterossexual. Gregos, Romanos, etc, etc. Durante a Idade Média, a religião procurou condenar a homossexualidade classificando-a como um dos piores pecados aos olhos de Deus.
Eu não estou cá para educar-vos nem dizer-vos como pensar, isso compete-vos a vós mesmos enquanto pensadores e pequenos filósofos, a única coisa que quero apontar é a minha pequena desilusão de que este seja o único detalhe em que a nossa querida Sandra não deixa dúvidas: a sexualidade das personagens. Dou por mim a ler livros de outros autores fantásticos e a ver-me constantemente confusa e surpresa pela orientação sexual de algumas personagens e como acabo por ama-las por serem tão fortes e tão humanas como qualquer outra personagem.

Soraia Lobos disse...

Obrigado pelo teu comentário anónimo!! =D obrigado por partilhares a tua opinião,concordo completamente :)

Anônimo disse...

Adorei os comentários da Filipa e do «anónimo». Muito fortes, principalmente o último.
Confesso que também fiquei confusa com a relação entre os primos até porque na saga todos eles convivem como irmãos e chegam a viver em casas como adoptados...
Nunca pensei na homossexualidade enquanto lia os livros porque penso que não é abordada ou pelo menos não é esse o objectivo da autora.
Fui criada como cristã e todos na minha cidade tiveram uma educação parecida devido à história deste local. por isso alguns dos meus colegas de turma são homofóbicos e lançam comentários que considero nojentos. Por isso considero que a sociedade está a retroceder em termos de valores humanos e que questões como estas devem ser abordadas mais vezes pois a homofobia e todas essas discriminações provém da ignorância.

Filipa T. disse...

Já agora, estou a ler a Vidente de Sevenwaters (aconselho a série a pessoal que gosta dos livros da Sandra Carvalho) e o livro tem um casal homossexual. Sinceramente, já dei comigo imensas vezes a afeiçoar-me mais à relação deles que à dos protagonistas! xD

Mas se calhar sou eu que sou muito "hardcore"... (sarcasmo)

Anônimo disse...

Carla

Vocês já acusam a Sandra de não abordar o assunto do homossexualismo, etc, blábláblá...
Ok...tudo bem eu até achava piada se ela criasse um casal homossexual na história, desde que não inclua nenhuma personagem à qual ela já nos tenha habituado e apresentado...por mim é na boa...mas e os outros escritores do mesmo género????

Esses também não abordam o assunto, lá muito raramente passam ao de leve na questão mas nada demais e eu sei do que falo porque sou uma leitora assídua, já li um pouco de tudo! Mas interesso-me mais pelo mundo do fantástico...
Se têm assim tanto interesse nesse assunto podem sempre requisitar, comprar ou o que seja livros dessa temática, eles existem pra que saibam, por isso não comentem acerca da Sandra não escrever sobre isto na Saga, isto é um romance hetero não homo, por isso ela não têm a obrigação nem intenção disso!

Bjs pró pessoal todo e deixem lá os Gays serem felizes há maneira deles, temos coisas mais preocupantes neste momento, como por exemplo a situação de desfalque financeiro e social que estamos a viver agora não só a nivel nacional (sendo que esse é o que nos afecta mais directamente né) mas a nível mundial!

Anônimo disse...

Rita

Eu concordo com tudo o que já foi dito aqui em prole dos homossexuais, eu sou a favor de tudo isso e concordo plenamente que eles defendam os seus direitos, mas ultimamente, acho que já ultrapassaram certos limites, não falo a nível nacional porque infelizmente o nosso pais ainda está muito fechado a essa questão, mas no estrangeiro já dão prioridade aos homossexuais na adopção de crianças!
Bem eu concordo que eles tenham direito a ter filhos (e muitos dos pais homo até acabam por educar melhor os filhos do que um casal hetero verdade seja dita) né já que eles nãos os podem ter naturalmente por motivos mais do que obvios né...mas dai a passarem à frente dos casais heterossexuais que querem desesperadamente ter filhos, mas não conseguem, porque a natureza nem sempre é perfeita ou justa e não conseguem reproduzir, não é por não poderem, é por simplesmente não conseguirem por questões biologicas, e dão prioridade aos gays que por força de vontade e porque escolheram essa opção de serem e gostarem do que gostam! Quer dizer eu se fosse lésbica, ao tomar essa decisão teria de me mentalizar em sujeitar-me a certas e determinadas condiçoes né, como neste caso, o facto de ter de aguentar e superar o facto de não poder ter filhos com a minha suposta companheira...por isso não acho que essa medida seja propriamente justa, passaram a não ter direito a nada a passar-nos a perna, eu não estou totalmente de acordo, acho que devia de haver certos limites e direitos iguais pra ambos os lados, dependentemente das circunstancias claro!

Kisses ;P

Soraia Lobos disse...

Rita " dão prioridade aos gays que por força de vontade e porque escolheram essa opção de serem e gostarem do que gostam! " bem, primeiro queria.te perguntar tu escolheste ser hetero??

olhaste para os dois e dissest eh pah quero o rapaz???

E tenho que te dizer, porque um homem escolheria ser homosexual, SABENDO que esse tipo de vida é não só mais difissil e nao aceite??

porque escolheria uma pessoa ser homosexual e ter a vida "dificultada"???

Aposto que se fosse por escolha todos escolhemos o mais fàcil,


AS PESSOAS NAO ESCOLHEM A SUA ORIENTAÇAO SEXUAL

Anônimo disse...

Rita

Concordo contigo Su, as pessoas não escolhem, simplesmente sente-se, mas dai a passarem a frente! Sorry mas não estou de acordo ou é igual para ambos os lados ou não é! XD

Anônimo disse...

Rita, se no estrangeiro dão prioridade aos gays na adopção de crianças, eu acho que é muito negativo da tua parte estares a ataca-los. Eu não estou a dizer que os gays merecem mais privilégios que os casais heterossexuais, mas preciso que compreendas que essa questão, se é verdade, não é responsabilidade dos homossexuais, mas sim dos políticos e burocratas que estabeleceram as leis e as regras, entendes? Esses é que merecem a tua revolta. No que toca à adopção de crianças, o que interessa é a criança em si, e não os pais que terá.
***
A Carla disse:
"tudo bem eu até achava piada se ela criasse um casal homossexual na história, desde que não inclua nenhuma personagem à qual ela já nos tenha habituado e apresentado...por mim é na boa...mas e os outros escritores do mesmo género????
Esses também não abordam o assunto, lá muito raramente passam ao de leve na questão mas nada demais e eu sei do que falo porque sou uma leitora assídua, já li um pouco de tudo!"
Em primeiro lugar Carla, aparentemente não leste de tudo: experimenta Juliet Marillier e George R. R. Martin. Principalmente Martin não teme dar poder e vida a personagens homossexuais e digo de passagem que ele é extremamente bem sucedido a cativar a atenção do leitor.
Mas eu vejo o teu ponto de vista, estabeleces-te uma visão inflexível acerca da sexualidade das personagens que já conheces, que ficarias talvez desapontada, se uma subitamente demonstrasse atracção em personagens do mesmo sexo. Tu preferes que as personagens homossexuais sejam postas a um canto sem grande relevância ou impacto na história.

Desculpem-me se estou a ser demasiado insistente nesta matéria, mas é para mim algo que acho que os escritores fantásticos deviam ser encorajados a escrever sobre. Sem medo e sem duvidas!
Se eu quisesse ler romances homossexuais fantásticos, bem poderia arranja-los na net, há milhares de fanfics na net sobre histórias de escritores bem conhecidos que tomam a liberdade de criar romance homo entre duas personagens hetero na história original, mas eu quero ler algo genuíno e bem escrito e não apenas uma slash fiction escrita numa sexta de madrugada quando não se consegue dormir e se diz as mais absurdas barbaridades. Eu desejo que a homossexualidade seja abordada tão naturalmente como qualquer outra forma de amar, de um modo profundo e belo, como deve ser.
A literatura precisa de mais personagens gays, e tudo quanto eu sei, este é um ponto a menos para a Sandra C.

Soraia Lobos disse...

Rita,

CONCORDO COMPLETAMENTE CONTIGO!!!

" Eu desejo que a homossexualidade seja abordada tão naturalmente como qualquer outra forma de amar, de um modo profundo e belo, como deve ser. "

Anônimo disse...

Helena

Eu cá só tenho a dizer isto: acho que os rapazes hetero deveria de ser mais como os rapazes gays!

Eu recentemente apaixonei-me perdidamente por um rapaz que hj é o meu melhor amigo, ele é querido e muito atencioso com as meninas, é comprreensivo, bom falante e ouvinte, preocupa-se em cuidar-se e ser bem aparente para com as pessoas, é de uma simpatia e educação espantosa! Tão docil, e para além de que é lindo de morrer! Pois bem acontece que depois de ele se aperceber de quem eu me tinha apixonado por ele, confessou me que era gay e que nao tinha a manor intençao de ser mais do que meu amigo e pediu-me desculpa se me tinha dado falsas esperanças...=(

Eu fiquei para morrer! Chorei imenso nessa noite. Porque que logo aquele rapaz tinha de ser gay??? Ele é simplesmente perfeito e logo ele...enfim...

Unknown disse...

Bom, adorei os comentários da Filipa e de um anonimo.

Querida Helena, um dos meus melhores amigos andava sempre conoscos (raparigas) e os rapazes a prinicpio 'pegavam' com ele mas depressa esqueceram o assunto. Ainda hoje (apesar de já não estar tanto tempo com ele) ele continua a ser o rapaz mais querido e divertido que já conheci. Apoio-me bastante. Um ano (acho eu) mais tarde comecei a ouvir uns boatos sobre ele. Ao principio achei que não era verdade. Diziam que ele era gay. Eu sempre o imaginara com uma outra minha amiga, com quem ele se dava e dá super bem, e que era do nosso grupinho dos 'tontinhos', por isso não consegui acreditar... Até que ganhei coragem e falei com ele. Ele disse que era verdade, que tinha encontrado alguém de quem ele gostava imenso. Ele confessou-me que teve medo de me contar porque pensou que eu iria reagir mal... Ele pensou que eu deixaria de falar com ele.
Bom é claro que não deixei. e à uns meses atrás conheci o rapaz, o companheiro digamos assim, e ele é impecável. O meu amigo é feliz independentemente da orientação sexual que tem.
Compreendo que te tenhas sentido em baixo e que se calhar ainda te sintas. Apenas contei está história com a intenssão de te dizer que para além de ele ser a pessoa por quem te apaixonaste ele é o teu melhor amigo, E verás que Não sei quando, mas provavelmente vais esquece-lo e continuaram a ser bons amigos. Pelo menos espero que no futuro sejas feliz e que ó teu melhor amigo também o seja. E que talvez a vossa relação continue.

Não quero que que penses que te estou a critir ou algo do genero... Alias, caso querias falar ou assim eu estou disponivel.
Eu estou disponivel para todas as pessoas que precisem de ajudar. :)

Anônimo disse...

Coment re-escrito:
Ao anonimo que se chama M*. Agradeço pelo seu apoio ao meu comment e pela sua bem realizada correção;D


E olhem para aqueles que dizem que a homosexualiudade é doença, se me lembro, sou neuropsicologa de profissão, estudei a mente e o cerebro e todos os seus processos e estruturas neurologicas durante 8 anos, e até hoje não encontrei em nenhum livro dos que li que ser homosexual é ser "doente". =_=
Há teorias, não há factos!
Ora pois, cada um tem as suas opiniões, nada a fazer. Espero k de futuro todos se tornem mais aptos a aceitar a mudança e " a diferença".
Paz a todos e para todos. Cumprimentos!

ANYA

Soraia Lobos disse...

olá de novo Anya!

bem, que confusão!
Eu não elimino nenhum comentário que seja a favor da igualdade! e que seja contra a descriminação!! =D

pelo contrário tal como postei neste tópico!!!

=D EU como concordei complectamente com o que escreveu até fiz questão de destacar dos de mais e por na postagem!! =D

Mais uma vez, obrigado!
É de mais pessoas como você que o mundo precisa!! =D

Abraços,

Soraia

Anônimo disse...

Bom, queria só dizer que mesmo que o beijo entre a kelda e a oriana fosse homossexual ( o que eu nao acho ) nao seria o primeiro pois, na minha opiniao na visao da edwina sobre o esteban e sobre julien ( o irmao da melina ) o esteban beijou o julien e disse-lhe :" Se não estivesse carente do teu poder, haveriamos de nos divertir... Tornar-te-ias meu escravo, meu amante... o mais fiel dos meus adoradores! "
Tendo isto em conta eu tenho a certeza que este foi o 1 acto homossexual.

A Saga das Pedras Mágicas